O que é o Whatsapp Pay? E por que foi suspenso?

Em uma parceria entre o Facebook, Whatsapp e a Cielo surgiu o Whatsapp Pay, um novo meio de pagamento feito através do aplicativo de mensagem Whatsapp. Os usuários conseguem realizar transferências dentro do aplicativo utilizando como mensageiro o Facebook Pay. Para utilizar o serviço é necessário ter uma conta na Cielo, administradora de maquininhas de cartão de crédito e débito, que será responsável pelos dados cadastrados das contas bancárias para recebimentos.

Essa nova função empolgou muita gente, tanto pela facilidade para realizar transferências e também pela isenção de taxas, porém, o Banco Central e o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determinaram a suspensão do serviço.

Nesse artigo vamos explicar como funciona o WhatsApp Pay e por que o serviço foi suspenso. Confira!

O que é o Whatsapp Pay?

O novo recurso do Whatsapp foi criado para facilitar as transferências de dinheiro entre usuários e contras comerciais. É possível fazer pagamentos à amigos e familiares e também de produtos e serviços para empresas. As transferências são realizadas entre o Facebook Pay e a Cielo, onde é necessário o cadastro de cartão de crédito ou débito para utilizar o Whatsapp Pay.



Para fazer transferências ou pagamentos não é cobrado taxa dos usuários que são pessoas físicas, somente de empresas e pessoas jurídicas. Para consultar seus pagamentos e transferências, o aplicativo possui um histórico de compras nas configurações.

Como funciona o Whatsapp Pay?

Para usuários que são pessoa física e utilizam o aplicativo para sua conta possível, há um limite de 20 transações por dia, com o valor máximo de R$ 5 mil por mês e o limite de R$ 1 mil por transação. Não é cobrado nenhuma taxa para transações ou pagamentos de compras feitas pelo aplicativo.

Para empresas e pessoa jurídica, é necessário utilizar o Whatsapp Business e não há um limite mensal para transferências, mas a responsável pelos recebimentos, a Cielo, cobra uma taxa fixada de venda de 3,99%. A taxa cobrada é similar as taxas cobradas ao utilizar a maquininha de cartão da Cielo, porém não tem variação nas compras de débito ou crédito, ela é fixa para cada venda realizada.

O que é o Facebook Pay?

O serviço é um recurso de pagamentos do Facebook para realizar transferências e pagamentos do Whatsapp Pay ou para compras de jogos no aplicativo. Para utilizar o Facebook Pay no Whatsapp não é necessária uma conta no Facebook, somente a configuração do recurso no aplicativo.

Como o Whatsapp Pay funciona para empresas no Whatsapp Business?

Autônomos e empresas que utilizam o Whatsapp Business podem utilizar o Whatsapp Pay para vender produtos e serviços através do aplicativo, oferecendo facilidade de pagamento para seus clientes. Para utilizar o recurso é necessário configurar o Facebook Pay com uma conta da Cielo para recebimento das vendas.

As transações de vendas são feitas pela administradora maquininhas de cartões de crédito e débito, a Cielo, por isso é necessária uma conta com os dados bancários cadastrados. É a Cielo que realiza o processo de verificação de compra, que dura até 3 dias, e a transferências de pagamento da conta Cielo para a conta bancária é feita em até 2 dias uteis. 

Paras as vendas realizadas pelo aplicativo, a Cielo cobra uma taxa fixa de 3,99% sob o valor de cada venda, como é feito nas vendas físicas de comercio, onde é cobrado uma taxa para vendas feitas na maquininha de cartão da operadora.



Por que o Whatsapp Pay foi suspenso?

O BC (Banco Central) após divulgação do lançamento do serviço de pagamentos no Brasil, o Whatsapp Pay, suspendeu o serviço pois ele não passou por uma autorização prévia e isso poderia afetar a competição, eficiência e a privacidade dos usuários.

Para o Whatsapp Pay funcionar normalmente é necessário a autorização do BC. As empresas de bandeira de cartão, Visa e Mastercard, foram notificadas para que suspendam a prestação de serviços com uso do Whatsapp.

É necessário que empresas como a Visa e Mastercard criem uma possibilidade de pagamento com a inclusão de todos os participantes, que junte a bandeira do cartão, instituição financeira emissora do cartão e a administradora da maquininha de cartão.

Já o CADE, analisou a parceria da Cielo e Whatsapp. O aplicativo de mensagens tem mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil, a preocupação do órgão seria se existe um contrato de exclusividade entre a Cielo e o Whatsapp para realizar as transações de vendas, excluindo os concorrentes dessa nova forma de pagamento e deixando os usuários sem escolhas.

PIX

O Pix é um sistema de pagamentos digitais do Banco Central, que promete facilitar o pagamento de contas, transações entre pessoas físicas e até a possibilidade de saques em lojas. As transferências podem ser realizadas em qualquer dia e horário e serão gratuitas para pessoas físicas.

O Pix está previsto para lançamento em novembro de 2020, a suspensão do serviço do Whatsapp Pay, que tem a mesma proposta de funcionalidade e funcionalidade vem no momento que o Brasil está para lançar a plataforma Pix.

O Whatsapp já informou que tem planos de integrar o Pix ao seu sistema de pagamento.

Tem prazo para o Whatsapp Pay voltar a funcionar?

Para o Whatsapp Pay voltar a funcionar no Brasil, depende exclusivamente do CADE e do BC analisem os casos e a proposta do serviço de pagamento para decidirem se autorizam o serviço, se é necessária alguma mudança, ou se será proibido. As empresas envolvidas podem contestar a decisão dos dois órgãos nos processos administrativos abertos sobre o tema. Também podem recorrer no Judiciário, caso o serviço seja proibido.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin