Tudo sobre WhatsApp Business

O WhatsApp é um dos principais aplicativos de mensagens usados por brasileiros. Mas já faz tempo que deixou de ser usado somente para entretenimento ou comunicação informal.

Atualmente, o WhatsApp é uma ferramenta importante de comunicação entre empresas e clientes. Tanto é que em 2018, o WhatsApp ganhou uma versão exclusiva para esta finalidade: o WhatsApp Business.

A versão foi lançada no Brasil e em outros países de forma gratuita. O WhatsApp Business oferece alguns recursos que o WhatsApp normal não oferece e por isso caiu no gosto das empresas, como mais uma ferramenta de marketing e comunicação com o cliente.

Confira: Benefícios do software na núvem

Tudo sobre WhatsApp Business no PC

O Whatsapp Business, assim como o WhatsApp normal, funciona pelo PC. Ele pode ser acessado por meio do site do WhatsApp Web ou então pela versão Desktop, o qual precisa ser baixado.

Acessar o WhatsApp pelo PC pode facilitar muito para a pessoa que fica no computador trabalhando e entre suas outras funções pode responder as mensagens de maneira mais ágil.

Ambos cumprem as mesmas funções e apresentam vantagens e desvantagens. Confira:

WhatsApp Web

  • Não precisa baixar, basta acessar pela leitura do QR Code
  • Pode ser acessado de qualquer computador com conexão de Internet
  • Não necessita baixar atualizações, pois elas são automáticas
  • Não permite chamadas de voz e nem de vídeo

WhatsApp Desktop

  • Precisa de instalação
  • Vantagem principal: Permite chamadas de vídeo e voz
  • Necessita estar atento aos avisos de atualizações e baixá-las
  • Mais seguro para deixar logado

Vantagens do WhatsApp Business

Para quem tem o WhatsApp e seus aplicativos modificados como o YoWhatsApp ou o aplicativo WhatsApp GB, além de uma ferramenta de comunicação informal com amigos e familiares, é interessante a criação do WhatsApp Business e a criação de uma conta comercial.

As modificações feitas pelo aplicativo de mensagens buscam fazer com que a empresa ofereça um atendimento de maior qualidade e mais ágil aos clientes.

Conta Comercial

Com o WhatsApp Business é possível a criação de uma conta comercial. Com isso há possibilidade de inserir informações da empresa, como horário de funcionamento, categoria da empresa, e-mail, endereço, inclusive com a localização do lugar.

Assim, o cliente já terá muito mais informações para contatar ou então ir até a empresa com o acesso das informações, no caso de interesse de algum produto ou serviço. Fora que com informações mais precisas, há uma maior credibilidade do negócio.

Outra vantagem da conta comercial é a disponibilização de um catálogo de produtos e serviços aos seus clientes. Eles podem visualizar imagens, descrição, preço e outras informações do que é disponibilizado pela empresa.

Mensagens automáticas

Com o WhatsApp Business é possível que você defina mensagens automáticas. Um exemplo é a mensagem de saudação que conterá um texto padrão e pode já direcionar a conversa, dando algumas opções ao cliente.

É possível definir também uma mensagem de ausência. Quando, por exemplo, a empresa não estiver no horário de expediente ou estiver no horário de intervalo, uma mensagem poderá ser programada, para que o cliente não fique no vácuo de resposta.

Você pode também programar respostas rápidas para agilizar ainda mais o atendimento.

Etiquetas para melhor organização das conversas

As etiquetas no WhatsApp Business podem te ajudar a organizar os atendimentos. De acordo com a cor você pode, por exemplo, classificar clientes novos ou aqueles que necessitam de resposta urgente.

Ou ainda pode dividir por interesses, seja em determinados produtos ou serviços de sua empresa. Enfim, a ferramenta busca te ajudar nesta organização e facilitar a rotina do dia-dia para nada ser esquecido.

Informações

Com o Business você consegue também ter algumas estatísticas. Apesar de serem bem simples e não darem um retorno melhor no seu planejamento de marketing, como no Facebook e Instagram, por exemplo, podem te deixar informado.

Na opção de estatísticas você verá quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues, lidas e recebidas.

Link direto para seu número

Uma opção bem interessante nesta versão é a criação de um link curto, que direciona direto para seu WhatsApp. Assim não há necessidade de o cliente ter que adicionar seu número para então conversar com a empresa.

O link pode ser disponibilizado em outras redes sociais, como no Facebook e Instagram, por exemplo.

Confira: Como um sistema web pode otimizar a rotina da sua empresa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin