Sites para aprender inglês: melhore suas skills

Sites para aprender inglês: melhore suas skills praticando seu inglês, essa é a única maneira de melhorar a gramática, adquirir um vocabulário diversificado e aumentar a fluência. E várias táticas auxiliam na fixação além das tradicionais apostilas. Estamos falando dos sites e jornais de notícias que podem e devem ser lidos por alunos de todos os níveis. Além de criar uma saudável rotina de leitura, estará ao mesmo tempo atualizado com as notícias mais relevantes.

Uma boa maneira de iniciar um hábito é fixando um tempo específico para se dedicar a ele. O indicado é começar com 10 ou 15 minutos inicialmente, podendo ampliar gradualmente o período quanto julgue justo. E para facilitar, separamos alguns excelentes sites de notícias que são perfeitos para desenvolver suas habilidades de leitura e em alguns a escuta.

CONFIRA SITES PARA APRENDER INGLÊS:

CNN International 

A CNN é internacionalmente conhecida como primeiro canal de notícias dos Estados Unidos. E além do canal bastante tradicional que tem versões em diversas línguas, tem também um site de notícias internacionais com matérias sobre política, negócios, mundo, saúde e outras notícias veiculadas em seu canal. O site também tem podcasts que, naturalmente, são excelentes para treinar sua escuta e passar a entender melhor a língua.

VOA NEWS LEARNING ENGLISH

VOA News (Voice of America) é excelente para qualquer tipo de estudante, desde o nível iniciante até o avançado, já que suas matérias trazem um vocabulário de fácil entendimento. No VOA News Learning English o aluno lê as matérias enquanto escuta o áudio das mesmas. Ele pode inclusive baixar em mp3 matérias com temas como Tecnologia, saúde, estilo de vida, educação e outros.

The Times in Plain English

Este é um site que traz uma estrutura bastante enxuta e direta. As matérias com vocabulário simples trazem assuntos com várias pautas: Saúde, Meio ambiente, Dinheiro e Trabalho, Polícia e Imigração, dentre outros. 

The New York Times  

O The New York Times é, muito provavelmente, o mais conhecido jornal do mundo. Seus conteúdos são extensos e completos para quem deseja estar atualizado com as notícias de todo o mundo e esteja em um nível avançado, tornando-se um excelente complemento para quem está fazendo cursos e simulados para o TOEFL e TOEIC. E além do site oficial, tem também um complementar voltado aos educadores e estudantes de inglês, o The Learning Network.  Nele é possível acessar recursos que podem ser úteis na sala de aula com quizzes de notícias, lições e eventos atuais.

USA Today

O jornal de maior circulação nos EUA traz uma versão online bastante completa e que não deixa nada a dever à sua versão em papel. Muito bem ilustrado, traz tanto notícias atuais quanto matérias mais aprofundadas sobre assuntos específicos. Isso o torna bastante indicado sobretudo para alunos que estejam em um nível avançado do inglês.

The Guardian

Este jornal britânico traz em seus resumos diários editoriais, artes, esportes e até mesmo receitinhas. Ou seja, são vários conteúdos que ajudam a entender melhor as nuances do idioma e também uma boa alternativa para conferir as diferenças de expressões entre o inglês americano e o britânico.

News in Levels

Este site já traz uma proposta logo de cara: você pode escolher o nível de leitura de acordo com sua fluência (iniciante, intermediário ou avançado), e depois disso acessar a matéria com o áudio respectivo. Ou seja, uma ferramenta de notícias e aprendizado bastante justo e melhora as habilidades. No site também há exercícios para compreender melhor a língua. 

BBC

Os estudantes de inglês com certeza já conhecem essa excelente ferramenta que em seu site traz notícias sobre saúde, esportes, culturas, novidades e outros assuntos com uma linguagem clara e objetiva. E além disso tem também um espaço totalmente dedicado a quem está aprendendo, o BBC Learning English, que traz lições e dicas de gramática, pronúncia e como aumentar o vocabulário.



The Washington Post

Se você gosta de temas voltados a Política e economia, o The Washington Post é o jornal indicado. Seu conteúdo é indicado para estudantes fluentes e que desejam ampliar ainda mais seu vocabulário e estrutura gramatical com notícias em primeira mão e opiniões de especialistas famosos em todo o mundo. 

Para terminar, algumas observações importantes:

1. Para melhorar sua experiência e não se cansar facilmente, é sempre indicado buscar assuntos que sejam de seu interesse. Dessa maneira, o aluno irá se divertir com uma leitura mais fluida enquanto aprende. E para isso os jornais são perfeitos com suas mais diversas seções. 

2. Durante a leitura, é comum que apareçam palavrinhas desconhecidas. O aluno pode tentar entender todo o contexto, e anotar o vocábulo para pesquisas mais tarde em dicionários ou enciclopédias.

3. Busque ler de acordo com seu nível de fluência. Muitas vezes os alunos pulam etapas e partem para textos mais complexos antes do tempo. Isso com certeza é um dos motivos que os fazem desistir logo. Ao iniciar com textos breves e com vocábulo que esteja em seu nível, haverá maior interesse em continuar a leitura e assim absorver o conteúdo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin