QUADRO PARA SALA DE AULA: SAIBA TUDO SOBRE

O quadro para sala de aula é uma das ferramentas mais utilizadas para facilitar o ensino, já que os conceitos, figuras e esquemas são escritos ali e compartilhados com os que estão na sala de aula.

Entretanto, não existe apenas um tipo de quadro para sala de aula, e neste artigo, vamos te contar tudo sobre os quadros, como qual o melhor quadro, tamanhos, como cuidar e quando trocar.

Para saber mais, acompanhe este artigo até o final!

O que é o quadro para sala de aula?

Um quadro para sala de aula nada mais é do que uma superfície extremamente lisa, produzido por um laminado estrutural e aço cerâmico, sendo projetado para apagar com facilidade e trazer mais durabilidade.

Nesse sentido, é possível utilizar o quadro para sala de aula com os mais diversos fins, seja na própria escola, em eventos e treinamentos para fazer anotações, facilitando assim a aprendizagem.

Na sala de aula, ela é utilizada para anotar os conceitos que serão trabalhados em aula, tal como desenhos, esquemas e recados pertinentes ao momento e ao conteúdo.

Assim, para escrever na lousa, é necessário possuir uma caneta específica, que é a caneta para lousa branca e um apagador.

Esta caneta para a lousa branca é utilizada para realizar a escrita, sendo muito diferente das canetas permanentes, as quais não são indicadas pelo fato de manchar o quadro e diminuir a vida útil do objeto.

Sendo assim, é possível perceber que o quadro branco é uma ferramenta bastante versátil, prática e funcional quando falamos de ferramentas e objetos para a sala de aula.

Qual o melhor quadro para sala de aula?

Existem diversos modelos de quadro para sala de aula, sendo eles:

  • Quadro branco ou quadriculado, que são os modelos mais tradicionais e comumente utilizados nas salas de aula;
  • Quadro de vidro, que funciona de maneira semelhante ao quadro branco, mas que possui uma estética muito mais interessante e pode exigir um pouco de cuidado devido ao risco de acidentes;
  • Quadro verde, que é indicado para as aulas que exigem o uso de mais figuras e escrita, possibilitando o alinhamento das mídias e a visualização adequada;
  • Quadro digital com interação online, que é a versão mais moderna dos quadros, já que possuem acesso à internet e reconhecimento ao toque.

Diante de todas estas opções, você pode estar se perguntando: afinal, qual seria a melhor escolha?

A resposta para esse questionamento é: depende, e isso está relacionado a diversos fatores, como, por exemplo, o tamanho do espaço que você possui para colocar o quadro e a sua finalidade.

Comumente, um quadro branco possui as dimensões de 1,50 m x 1,20 m, 2,0 m x 1,20 m ou ainda 3,0 m x 1,20 m.

Já o quadro digital possui medidas em polegadas, sendo elas:

  • Projeção em tela de 65 polegadas;
  • Projeção em tela de 77 polegadas;
  • Projeção em tela de 82 polegadas;
  • Projeção em tela de 87 polegadas;
  • Projeção em tela de 94 polegadas.

Por isso, você deve sempre medir o espaço da sua sala de aula e verificar se a lousa desejada cabe no espaço disponível.

Sendo assim, se você possui um bom espaço, pense na sua metodologia e no uso da lousa. Normalmente, as lousas com dimensões maiores são as mais escolhidas, tanto pelo espaço para escrever quanto pela comodidade.

Como cuidar do quadro para sala de aula

Cuidar do seu quadro para sala de aula é essencial para prolongar a vida útil do bem, e quando falamos de cuidados, estamos nos referindo à manutenção e à limpeza do seu quadro.

Para você manter o seu quadro em bom estado, é necessário tomar alguns cuidados, como, por exemplo:

  • Utilize a caneta adequada para o seu quadro, pois as canetas permanentes mancham o quadro branco e podem diminuir a vida útil dele;
  • Não utilize produtos abrasivos, pois para uma limpeza mais profunda, o indicado é o uso do álcool 70 e uma flanela, para manter o quadro sempre limpo;
  • Caso haja resquícios de tinta da caneta para a lousa, você deve utilizar um pano seco para removê-los e não manchar o quadro;
  • Utilize apagadores adequados para o quadro branco, pois eles não riscam a película do quadro e garantem maior durabilidade.

Mas você pode estar se perguntando: como eu escolho a melhor opção de quadro branco?

Como escolher a melhor lousa escolar?

Bom, é importante lembrar que o conceito de qualidade varia muito de instituição para instituição, e por isso, alguns aspectos devem ser considerados, sendo eles:

  • Qualidade e durabilidade dos materiais da lousa escolar que você deseja comprar, pois, esses detalhes influenciam diretamente na vida útil do produto;
  • Custo-benefício da lousa;
  • Serviços disponíveis, como, por exemplo, suporte técnico, manutenção e pós venda da sua lousa escolar.

Por mais que pareçam detalhes, eles fazem toda a diferença no momento da escolha e nos resultados a médio e longo prazo.

Sendo assim, é fundamental avaliar todos os aspectos para ter uma tomada de decisão assertiva.

Conclusão 

Escolher uma boa lousa escolar está diretamente relacionado com a percepção de qualidade e objetivos que a sua organização possui.

Por isso, é importante contar com uma marca que seja de confiança, que ofereça os melhores serviços e que produza tecnologias educacionais da mais alta qualidade. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin