Como comprovar renda sendo MEI (Micro Empreendedor Individual)

As pessoas buscam na internet como comprovar renda como MEI para financiamento, fies e outros processos financeiros que necessitam a comprovação de renda, decore mei e muito mais, acompanhe nesse texto.

O trabalhador Pessoa Jurídica MEI muitas vezes precisa solicitar um empréstimo, financiamento, alugar um imóvel, abrir uma conta bancária e não sabe como comprovar renda sem ter o holerite de pró-labore ou não ter feito ainda a declaração de imposto de renda.

Extrato bancário serve como comprovação de renda MEI?

Nem sempre o extrato bancário é aceito pelas instituições financeiras como compração de renda do empreendedor, tudo vai depender das políticas internas do banco e da relação que o cliente tem com o mesmo.

Caso seja aceito o período de comprovação de renda é a média do total ganho no período acumulado de 6 meses.

Imposto de renda serve como comprovação de renda MEI?

O documento oficial para comprovação de renda do micro empreendedor é o imposto de renda, porém os dados declarados no imposto de renda serve como comprovação do ano anterior, podendo ser que no atual momento os rendimentos sejam menores ou maiores.

Nesse caso algumas instituições financeiras podem exigir Extrato Bancário + IR, esses documentos adicionais servem para verificar a média de ganhos e se existem muitas variações desproporcionais.

Decore como comprovação de renda MEI

Decore significa “Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos”, esse documento pode ser emitido por contadores, sempre se baseando em outros documentos que comprovem oficialmente a renda, os documentos para fazer o decore são:

  • Livro-caixa;
  • Notas fiscais emitidas;
  • Declaração Anual do MEI;
  • RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo);
  • Guias de pagamento de contribuição previdenciária individual.

Para emitir a documentação comprobatória de renda é preciso levar tais documentos para o contador e emitir o Decore.

Quem trabalha como MEI vale a pena sempre verificar essas documentações quando tiver um tempo, não é possível fazer de última hora.

A comprovação de renda serve para diversas finalidades e acesso a serviços financeiros, a não obtenção do mesmo atrapalha sua saúde financeira.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin