10 principais diferenças entre o desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS

aplicativo-android

Seja aplicativo android ou IOS, desenvolver um aplicativo é uma tarefa desafiadora e alta. Está aumentando rapidamente devido à penetração de telefones celulares, popularidade entre os usuários finais e necessidades de negócios em evolução. Segundo a pesquisa Statista, o número de usuários de smartphones deve chegar a mais de 2,53 bilhões em 2018. O número de usuários de celulares no mundo deverá ultrapassar a marca de cinco bilhões em 2019.

usuários de celular

Neste artigo, comparamos a diferença entre o desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS em 10 categorias para entender as alterações básicas e determinar a plataforma do sistema operacional mais apropriada para criar um aplicativo android ou IOS para sua empresa. Então vamos mergulhar:

1. Linguagem de desenvolvimento:

Java se aplica a aplicativos baseados no Android na criação. Requer muito código para ser escrito. Um novo idioma Swift foi projetado para desenvolver aplicativos baseados no iOS. A codificação no Swift é muito mais rápida quando comparada ao Java. É necessário muito mais tempo para os engenheiros de Java codificarem em comparação aos Swift. O Swift apareceu pela primeira vez em 2014 e os aplicativos são criados mais rapidamente devido à escrita de menos código.

Existe uma alternativa potencial à linguagem de codificação Java – Kotlin que é completamente interoperável com Java. Foi projetado como aprimoramento da linguagem Java: intuitivo, fácil de ler. Além disso, agora o Kotlin é considerado o idioma principal para criar um aplicativo com Android.

2. Disponibilidade do ambiente de desenvolvimento integrado (IDE)

Originalmente, os engenheiros aplicaram a ferramenta Eclipse como um ambiente para o desenvolvimento de aplicativos apoiados pelo Google. Em seguida, o Google lançou o Studio, e todos os engenheiros começaram a usá-lo devido às suas excelentes possibilidades: multiplataforma, embalagem simples, uma enorme quantidade de funcionalidades e ótima depuração.

Os desenvolvedores do iOS usam o xcode ao desenvolver aplicativos iOS suportados pela Apple. É um ambiente incrivelmente produtivo para a criação de aplicativos incríveis para dispositivos Mac / iPhone / iPad. Ele também tem a possibilidade de descobrir os erros na sintaxe e na lógica e até mesmo consertar o código.

3. Filosofia de design

Abaixo, você pode ler sobre os princípios de design que devem ser considerados ao criar um aplicativo:

  • Tamanhos e resoluções de tela. Os dispositivos iOS suportados pela Apple têm dois tamanhos de tela (iPhone / iPad) com mais de três resoluções possíveis para o iPhone e algumas para o iPad. A resolução do iPhone 4 também é usada no iPad. Enquanto isso, os equipamentos apoiados pelo Google, que são executados no Android, têm um grande número de tamanhos de tela que levam a uma ampla variedade de resoluções de tela.
  • Navegação. A barra de navegação dos dispositivos Android é colocada à esquerda, enquanto a iOS é deslocada para o topo. O Android prefere ícones coloridos, enquanto o iOS mantém seus ícones de navegação azuis ou cinza por padrão.
  • Cardápio. Os dispositivos suportados pelo Google preferem ter um menu da gaveta ou um menu lateral / hambúrguer, que geralmente fica à esquerda após o gesto de tocar e puxar, enquanto o iOS prioriza sua barra de guias, que normalmente é colocada na parte inferior com um acesso comparativamente mais fácil a os ícones ocultos do menu. O menu Hambúrguer também é amplamente usado para dispositivos baseados em iOS, mas deve ser personalizado.
  • Alertas e pop-ups. Essas guias são exibidas repentinamente e requerem ações imediatas. Portanto, existem algumas pequenas distinções em alertas e pop-ups. Os usuários do Android devem enviar uma ação para evitar os alertas clicando em “Concordo / Discordo” ou “Não permitir / OK” para usuários apoiados pela Apple. Existem dois tipos de alertas para dispositivos com iOS – alerta e planilha de ações. Eles são parecidos e sua funcionalidade é a mesma, mas se for necessário mais de duas ações (incluindo Cancelar), a planilha de ações será aplicada.
  • ‘Botão “voltar. A plataforma suportada pela Apple não possui um botão “Voltar” real, ao passo que os usuários solicitados pelo Google podem retornar à página anterior aberta anteriormente. Mas os usuários do iPhone podem usar o botão superior esquerdo para retornar às telas anteriores na ordem hierárquica sem navegar pelo aplicativo inteiro.

4. O público

As estatísticas demográficas podem fornecer informações mais úteis sobre usuários que usam equipamentos com Android / iOS. É o norte verdadeiro onde a investigação deve ser iniciada. Atualmente, a plataforma suportada pelo Google detém o maior compartilhamento de plataforma global.

Os usuários da Apple tendem a ser mulheres, com mais de 35 anos, que trabalham no setor de mídia / marketing / negócios, com renda média anual de US $ 200 mil. Os usuários do Android são homens, de 18 a 34 anos, trabalham em TI / Energia e Utilitários, com renda anual média de US $ 50 mil e US $ 100 mil.

5. Estratégia de monetização

Vamos considerar o próximo fator, a maioria do seu público-alvo, como fator crítico ao selecionar uma plataforma de SO para criar um aplicativo. Os usuários da Apple se concentram principalmente nas compras, enquanto os usuários do Android dependem predominantemente de aplicativos suportados por anúncios.

Downloads em todo o mundo pela Store Q3 2017

Os downloads nas duas principais lojas, Apple’s Store e Google Play, atingiram quase 26 bilhões em todo o mundo. A receita de aplicativos atingiu um recorde de mais de US $ 16 bilhões. Segundo a pesquisa da Statista, no terceiro trimestre de 2017, o Google Play ocupa uma posição de liderança, seus downloads aumentam 10% em relação a 2016. Enquanto isso, o crescimento de downloads de dispositivos baseados em iOS aumentou 8% em relação ao último trimestre.

Gastos brutos de consumo em todo o mundo por loja Q3 2017

Os gastos do consumidor em todo o mundo também continuam crescendo. No terceiro trimestre de 2016, a receita de aplicativos com Android e da Apple Store combinada atingiu mais de US $ 16 bilhões, um aumento de 28% em relação ao ano anterior. No terceiro trimestre de 2017, o consumidor gasta no iOS era quase o dobro do do Google Play. Mas ambas as lojas atingiram níveis recordes de gastos do consumidor, graças a taxas de crescimento ano a ano superiores a 25%.

6. Complexidade de desenvolvimento

A diferença entre iOS e Android nas linguagens de codificação não é tão complexa em comparação com a fragmentação do SO. A Apple possui um número limitado de dispositivos (iPhone / iPod / iPad), que executam o iOS, enquanto os dispositivos com Android têm uma ampla variedade de sistemas que operam em dispositivos.

Como resultado, a criação de engrenagens com base no Android é mais complexa, fica mais lenta devido a uma ampla gama de sistemas operacionais, em comparação com as engrenagens com iOS, com uma gama restrita de sistemas operacionais.

As artes do Android também têm uma ampla variedade de tamanhos de tela diferentes. Isso deve ser levado em consideração no desenvolvimento. O mesmo ocorre com os sistemas que operam em dispositivos que devem ser considerados durante a criação do aplicativo móvel.

7. Velocidade de desenvolvimento

De acordo com o parágrafo acima, a criação da plataforma baseada no Android consome mais tempo e é mais lenta em termos de fragmentação do sistema operacional. Os engenheiros levam 30 a 40% a mais para criar um aplicativo móvel com Android, em contraste com o aplicativo que executa o iOS. E é mesmo apesar das linguagens Java / Kotlin não muito complexas.

8. Custo de desenvolvimento

Para definir quanto custa criar um aplicativo com base nos requisitos e necessidades de negócios, primeiro você precisa tomar uma decisão na plataforma, escolher a equipe de desenvolvimento e solicitar uma estimativa aproximada. Você também deve ter em mente que o custo de desenvolvimento de aplicativos depende do tempo necessário para construí-lo.

A verdade é que quanto mais tempo o aplicativo precisar, maior será o custo. Recomendamos que você leia quanto custa criar um aplicativo como Uber ou SnapChat . Esses artigos ajudarão você a entender como isso geralmente é feito.

9. velocidade de implantação

O processo de aceitação ou processo de revisão de aplicativos com Android a ser lançado no Google Play leva menos tempo em comparação com um aplicativo baseado em iOS para acessar a Apple Store. O motivo é que os aplicativos baseados no Android são verificados com testes automatizados, enquanto os aplicativos iOS exigem a verificação de especialistas pessoais (em média 7 dias).

O Google permite que os desenvolvedores lidem com alguns erros e que várias versões sejam enviadas durante um dia. Os engenheiros do Android devem ter cuidado para não publicar um aplicativo com erros, enquanto existe o risco de o aplicativo iOS ser rejeitado após esperar tanto tempo a resposta dos especialistas.

10. Participação no mercado

Sistemas operacionais usados ​​em diferentes dispositivos, como smartphones, PDAs, tablets etc. Eles permitem que esses dispositivos executem aplicativos e programas, trazendo, portanto, funções avançadas para dispositivos móveis. O Android, suportado pelo Google, e o iOS, suportado pela Apple, são os sistemas operacionais (SOs) generalizados na indústria de smartphones. Somente em 2016, quase 1,5 bilhão de telefones com sistema Android ou iOS foram vendidos para usuários finais em todo o mundo.

A estatística mostra a participação de mercado mundial mantida pelos principais sistemas operacionais de smartphones, em termos de vendas para usuários finais. No primeiro trimestre de 2017, 86,1% dos telefones vendidos para usuários finais eram equipados com Android.

Escolhendo a plataforma para desenvolvimento: Android e iOS

Vamos nos aprofundar nas principais diferenças entre iOS e Android:

Para começar a desenvolver aplicativos baseados em iOS, é mais simples o acesso rápido ao mercado e a obtenção de mais receita, graças ao menor custo de desenvolvimento de equipamentos baseados em iOS.

  • Outro motivo importante para usar a plataforma iOS no início é uma curva de aprendizado significativa.
  • O desenvolvimento de aplicativos com Android é potencialmente menos lucrativo e mais desafiador, de acordo com a fragmentação do SO.
  • Se seu público-alvo estiver localizado principalmente em mercados emergentes, faz sentido começar com o aplicativo desenvolvido para Android, pois eles costumam visitar as lojas de aplicativos com mais frequência.
  • Se sua empresa é uma iniciante e o iOS é o melhor lugar para começar: o iOS traz mais influenciadores e relações públicas, muito mais cliques para o seu aplicativo.

Você também pode converter o aplicativo iOS para Android para alcançar um novo segmento de mercado. Abaixo, você pode ver a tabela que mostra a diferença entre o desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS:

Aspectos chavesplataforma iOSPlataforma baseada no Android
Linguagem de desenvolvimentoRápidoJava, Kotlin
Ambiente de desenvolvimento integradoXcodeAndroid Studio
O público alvoMais valiosoMenos valioso
Filosofia de designFlexívelRequisito especificado
Estratégias de monetizaçãoAplicativos pagos ou freemiumAplicativos pagos ou freemium
Complexidade de desenvolvimentoMeioAlto
Tempo de desenvolvimentoDepende da complexidadeDepende da complexidade
Custo de desenvolvimentoAcessível2-3x o custo de desenvolvimento
Velocidade de aceitação / implantação da App StoreRevisão longa do aplicativo (7 dias em média)Processo breve de análises de aplicativos
Quota de mercadoForteForte

Palavra final

Ao selecionar uma plataforma para criar um aplicativo móvel, há alguns aspectos que você deve direcionar a atenção. Analisamos os principais aspectos para descrever a diferença entre as plataformas Android e iOS. A parte mais crucial é analisar os componentes que diferenciam essas duas plataformas e mantê-los em mente ao pensar no aplicativo para o seu negócio.

A equipe de desenvolvimento da DDI possui uma sólida experiência técnica na criação de aplicativos eficientes e bem-sucedidos lançados nas lojas de aplicativos. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa empresa para obter mais detalhes sobre o tópico ou para ajudar a transformar suas idéias em aplicativos móveis reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *