Id Jovem 2022

id jovem

O ID Jovem 2022 é a forma mais fácil de jovens de 15 a 29 anos, conseguirem benefício de meia-entrada em diversos programas culturais e educacionais.

Este é um recurso gerado para fazer valer os direitos descritos no Estatuto da Juventude, visando o acesso facilitado ao aprendizado e à cultura.

Ter o seu é mais fácil do que imagina, já que atualmente é possível fazer tudo pela internet, sem ter dores de cabeça ou o trabalho de ir até uma agência.

Quer saber como emitir o seu? Então é só continuar sua leitura!

ID Jovem
ID Jovem

ID Jovem – o que é e como emitir o seu

É de conhecimento que o Estatuto da Juventude garante o acesso à educação e cultura aos jovens, de forma que é preciso garantir benefícios aos que não possuem renda suficiente para isso.

Dessa forma, o Governo lançou o ID Jovem, que é um recurso digital que assegura estes diretos, bastando ter o celular em mãos.

Com o ID Jovem você consegue descontos de 50% em diversos eventos de cunho educacional e cultural, como:

  • Shows;
  • Programas de Lazer;
  • Teatro;
  • Esporte;
  • Cultura;
  • Transporte.

Este último item é bem importante e interessante, pois com ele você consegue pagar meia passagem no transporte comum do dia a dia, como trem, metrô e ônibus, assim como bons descontos em passagens de ônibus interestaduais.

Dessa forma, você consegue se locomover pela cidade para fins de estudo e cultura, e ainda pode viajar pagando bem menos.

Para Emitir o ID Jovem o seu é algo bem simples, visto que é possível fazer pelo celular por meio do aplicativo “ID Jovem 2.0”, disponível para Android e IOS.

Quais são os pré-requisitos para ter o ID Jovem?

Como dissemos, emitir o ID Jovem é bem simples, no entanto é importante preencher os pré-requisitos, caso contrário seu cadastro será negado.

Este é um benefício que se destina a jovens, entre 15 e 29, que tenham baixa renda, portanto se você não se enquadrar no segundo requisito, não poderá ter o seu.

Vamos agora listar todos os pontos que você deverá cumprir para poder ter o ID Jovem.

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Ter renda familiar de até 2 salários mínimos;
  • Ter em mãos o número do NIS, que está no cartão do PIS ou em sua CTPS.
  • Ter inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, além deste estar atualizado há pelo menos 24 meses.

Tendo tudo isto cumprido você poderá ter acesso ao ID Jovem, cadastrar suas informações e usufruir dos benefícios.

Como consultar os benefícios e tirar dúvidas referentes ao recurso?

Para consultar os benefícios disponíveis é bem simples, bastando que você crie seu cadastro e procure pelos benefícios que necessita.

Lembrando que, para usufruir no caso de shows ou programas culturais e educacionais basta apresentar o ID Jovem pelo celular durante a aquisição do ingresso.

Já para comprar passagens interestaduais é preciso verificar se existem assentos disponíveis para o benefício, uma vez que são apenas 2 por viagem.

Caso queira tirar dúvidas, no próprio site do recurso você consegue todas as informações necessárias, bastando acessá-lo.

Dessa forma você pode emitir o seu, e aproveitar todos os descontos e benefícios que são seus por direito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *