ID Estudantil 2020

A ID Estudantil é a mais nova aposta do Governo Federal para facilitar o acesso às crianças e jovens a eventos culturais.

Antigamente era necessário emiti-la por meio de pagamento, o que acabava dificultando o acesso a muitas pessoas, mas com esta nova ideia isso mudou, sendo 100% digital.

Caso você ainda não saiba a fundo do que se trata e como ter a sua, neste artigo vamos lhe explicar, por isso continue sua leitura!

O que é a ID Estudantil? Para que serve?

A ID Estudantil é o nome dado à nova carteira de estudante digital (a tradicional carteirinha) que identifica a criança ou jovem e lhe dá diversos benefícios.

Antigamente, para ter direito a ela era necessário solicitar, ou então ter passe estudantil, o que também acarretava em taxas.

No entanto, para quem não tinha acesso a passes de transporte estudantil acabava ficando bem mais complicado ter a sua, o que deixava muitos estudantes sem o benefício.

Outra dificuldade era a possibilidade de perda, roubo ou qualquer outro prejuízo, o que atrapalhava o acesso a programas culturais.

Com a criação da ID Estudantil tudo isso ficou no passado, uma vez que seu uso é totalmente gratuito e está ao acesso de todos, graças à internet.

Para usá-la é só apresentar o número da carteira de estudante digital em qualquer evento relacionado à cultura, para ter acesso a meia entrada ou até mesmo a gratuidade.

ID Estudantil
ID Estudantil

Como baixar o aplicativo gratuitamente

Como vimos, um dos grandes benefícios da ID Estudantil é o fato de ser digital, logo é preciso fazê-la virtualmente.

Para solicitar a sua é necessário baixar o aplicativo ID Estudantil, que pode ser encontrado gratuitamente na Apple Store ou na Play Store.

Solicitação da carteira estudantil digital 

Após ter baixado o aplicativo, o próximo passo é fazer a solicitação de sua ID Estudantil, lembrando que é necessário que sua instituição de ensino esteja cadastrada.

Existem 4 tipos de ID Estudantil

  • Para quem tem CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Para quem não tem CNH;
  • Para o seu dependente;
  • Para menor de idade.

Cada tipo tem uma forma específica de emissão, sendo que o que realmente difere é o documento usado, então selecione o tipo que deseja.

Para solicitar a sua, você deverá ter o cadastro no site gov.br, uma vez que você usará seus dados de acesso do site para entrar no aplicativo.

Logo em seguida, clique em “adicionar uma ID Estudantil”, leia e confirme os termos de uso.

O próximo passo pedirá que você tire uma foto para identificação e confirme por meio de biometria facial, que consiste em posicionar o rosto na câmera.

Tendo isso feito sua carteirinha estudantil digital terá sido criada com sucesso, estando pronta para ser usada.

Quem tem direito à ID Estudantil?

Como o próprio nome sugere, a ID Estudantil é direcionada apenas para estudantes, podendo estes ser do Ensino Fundamental, Médio, Superior ou Tecnológico.

Ah, e não se preocupe, pois serve tanto para alunos de instituições de ensino privadas ou públicas.

Então, não perca tempo e crie já sua ID Estudantil, assim será possível obter seus direitos como estudante com muito mais facilidade!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin