Sisu 2020

O SISU 2020 é a sua oportunidade de entrar em uma universidade pública usando apenas sua nota do ENEM.

Quem tem o sonho de cursar uma das melhores faculdades do Brasil, certamente deve participar do SISU, visto que as públicas têm alto nível de aceitação no mercado profissional.

Mas, se você ainda não sabe bem como funciona, não se preocupe porque ainda há tempo, e neste artigo explicaremos tudo sobre este programa.

SISU 2020
SISU 2020

O que é o SISU? Para quem se destina?

Certamente todo vestibulando sonha em ingressar em uma universidade pública, visto que estas são tidas como as melhores do país, em virtude da qualidade de ensino aplicada.

No entanto, os vestibulares para estas podem não ser nada acessíveis, tanto de preço quanto em nível de dificuldade, o que cria uma peneira muito fina entre os candidatos.

A boa notícia é que mesmo sem participar dos vestibulares é possível ingressar, graças ao SISU (Sistema de Seleção Unificada), um programa criado pelo Governo Federal.

Este programa é voltado para o ingresso única e exclusivamente por meio da nota do ENEM, de forma que os melhores pontuados têm maiores chances de conseguir uma vaga.

Basicamente cada instituição de ensino oferta algumas vagas ao SISU, que serão dispostas aos candidatos, sendo que a conquista das mesmas é feita por meio de nota de corte.

Neste programa não existe a regra de ter baixa renda, como é o caso do ProUni, existindo apenas cotas raciais e sociais.

Sendo assim, todos podem participar desde que a nota seja suficiente para poder se candidatar, tenha realizado a última edição do ENEM, sem ter zerado a redação.



Processo de Inscrição SISU 2020

O processo de Inscrição do SISU 2020 é bem simples, sendo bem parecido com o do ProUni, então caso você já tenha feito não terá grandes dificuldades.

Você terá que entrar no site do INEP, mais especificamente na Página do SISU, e acessar usando seu CPF e senha do ENEM.

Logo em seguida, vá para a aba “Inscrição”, e inclua os dados solicitados, que serão basicamente suas notas obtidas em cada área do conhecimento no ENEM.

Depois de ter isso feito, a próxima etapa será escolher os cursos de interesse, e se candidatar para as vagas de acordo com a universidade e nota de corte.

Não se esqueça que as universidades públicas são espalhadas por todo o país, então se atente a este detalhe antes de se inscrever, avaliando se será possível comparecer para a entrevista.

Tome cuidado para selecionar as opções que sua nota seja suficiente, pois assim terá maior chance de ser selecionado.

É possível escolher até 2 opções, sendo que conforme as notas de corte forem mudando você poderá alterar suas escolhas.

Os resultados serão divulgados entre fevereiro e março de 2020, então se atente para não perder.

Como conferir o resultado?

Conferir o resultado do SISU 2020 é bem simples, uma vez que se faz pelo próprio portal do SISU, bastando incluir seu CPF e senha do ENEM.

Vá até a página de seleção de curso e confira os resultados, caso tenha uma bolinha verde ao lado de seu nome, você foi aprovado.

A próxima etapa será comparecer a instituição de ensino superior para a realização da entrevista, lembrando que é preciso apresentar todos os documentos solicitados.

Só depois da entrevista você poderá se considerar aprovado, então faça tudo certo para não perder sua vaga.

Agora, aguarde pela data de inscrição e faça a sua, para assim ter a chance de cursar uma universidade pública!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin