Nós somos feitos para louvar

louvar

Naquele momento, eu te trarei para dentro, no momento em que eu reunir vocês juntos; porque te farei renomado e louvado entre todos os povos da terra, quando eu restaurar a tua sorte diante dos teus olhos, diz o Senhor. ( Sofonias 3:20 )

Sofonias era um dos profetas do julgamento de Yahweh, que predisseram o dia do Senhor – tanto o próximo dia do julgamento contra Judá ( Sofonias 1: 4–13 ; 2: 2 ; 3: 7 ) como o dia futuro do julgamento contra o inteiro mundo ( Sofonias 1: 1–3 , 14–18 ; 3: 8 ).

Tais advertências, no entanto, apenas forneceram o contexto para o propósito principal do livro, que era reunir confiança incansável na fidelidade de Deus para preservar e, finalmente, satisfazer seu remanescente crente, mesmo através do julgamento. A convocação de Sofonias para se submeter buscando e aguardando em Yahweh se torna um chamado à satisfação, culminando na alegria dos remidos em seu Rei e em sua salvação, e na alegria do Salvador naqueles que ele salvou ( Sofonias 2 : 3 ; 3: 8 , 14-15 , 17 ).

Vamos louvar: Naquela hora

Com as sombras do julgamento se aproximando, a maior motivação de Sofonias para buscar pacientemente a Deus vem em sua gloriosa visão de esperança futura que é mantida para todos os que perseveram na fé. Crescendo fora do fogo do julgamento virá uma nova criação que incluirá adoradores transformados das nações do mundo ( Sofonias 3: 8-10 ). E com a ira de Deus agora satisfeita, tendo sido derramada sobre os pecadores ou sobre o Substituto, as implicações dessa renovação são gloriosas para o fiel remanescente de Judá ( Sofonias 3: 11-20 ).

O último verso do livro inclui um magnífico retrato de esperança. Começa “naquele tempo” – quando os orgulhosos são removidos e os dependentes de Deus são preservados ( Sofonias 3: 11–13 ), quando a vitória irreversível do Rei salvador dá origem a gritos de alegria dos resgatados ( Sofonias 3: 14– 15 ), e quando o SENHOR entrega e se deleita em seu remanescente ( Sofonias 3: 16-19 ).

“Naquele tempo” Yahweh reunirá seus remidos por uma razão chave. O NASB, ESV, e NIV todos tratam a admiração e aclamação (em hebraico, “nome” e “louvar”) como algo que o remanescente de Judá recebe do mundo em perspectiva: “Eu lhe darei renome / honra e louvar entre todos os povos da terra ”(NASB / NIV); “Eu te farei renomado e louvado entre todos os povos da terra” (ESV).

Cujo louvar?

Em outros lugares, Deus claramente promete exaltar os seus próprios diante dos olhos do mundo. Cumprindo sua missão original, seu povo permaneceria como um reino de sacerdotes e nação santa, mediando e mostrando a grandeza de Deus para o mundo ( Êxodo 19: 5–6 ; 1 Pedro 2: 9 ; cf. Deuteronômio 4: 6–8 ; 28 : 1 ; Isaías 60:18 ; Apocalipse 5:10 ). E então Deus lhes daria um nome novo e exaltado ( Gênesis 12: 2 ; Isaías 56: 5 ; 62: 2 ; 65:15; 66:22 ; cf. Romanos 2:29 ; 1 Coríntios 4: 5 ; 1 Pedro 1 : 7 ; 5: 4).

No entanto, este texto não diz que Yahweh daria sua fama e aclamação redimidos. Em vez disso, usando a preposição “para / para”, o verso declara que Yahweh colocará seu povo no centro do mundo “ por um nome e porlouvor”. De quem é o nome e de quem o louvar está em primeiro plano? Os textos paralelos mais próximos sugerem que o valor de Yahweh e a honra de Yahweh são o objetivo final da nova criação.

É o nome de Deus, a fama de Deus que deve ser exaltada na vida de seus santos. Como afirmado pelo contemporâneo mais jovem de Sofonias, Jeremias, Yahweh originalmente separou seu povo a fim de “que eles fossem para mimpovo, nome, louvar e glória, mas não quiseram ouvir ”( Jeremias 13:11 ; cf. Deuteronômio 26:19 ).

Transformado para adoração

No entanto, na nova aliança, quando os pecados são perdoados e a lealdade é habilitada, Yahweh declara que seu povo “será para mimnome de alegria, louvar e glória diante de todas as nações da terra ”( Jeremias 33: 9 ; cf. Isaías 55: 12–13 ; 61: 10–62: 3 ). Isto é, como Ezequiel testificaria, por Yahweh fazendo uma obra transformadora dentro do seu povo pelo seu Espírito diante dos olhos das nações, ele agiria “por causa do meu santo nome” ( Ezequiel 36: 22–23 , 26–27). ; cf. 39:25 ).

O profeta Zacarias captou bem o significado quando afirmou que o rebanho entregue de Deus seria “como as jóias de uma coroa” que magnificaria a“bondade” de Deus e a Deus“Beleza” ( Zacarias 9: 16–17 ).

O fim último da transformação da nova aliança é a adoração. Todas as coisas são de Deus, através de Deus e para Deus( Romanos 11:36 ; cf. Colossenses 1:16). A nova criação, agora inaugurada por meio de Cristo e sua igreja, é sobre Deus ( 2 Coríntios 5:17 ; Gálatas 6:15 ). É sobre a sua glória, seu Filho, sua grandeza, sua exaltação entre os povos do planeta.

Mesmo hoje, quando nos reunimos para o culto, que nossas vidas sejam marcadas pelo inigualável valor de Deus em Cristo, para que todos possam “[ver] [nossas] boas obras e dar glória ao [nosso] Pai que está nos céus” ( Mateus 5:16). ; 9: 8 ; João 15: 8 ; 2 Coríntios 9:13 ; Filipenses 1:11 ; 2 Tessalonicenses 1:10 ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *