Os incêndios em residências são um dos principais acidentes domésticos recorrentes que resultam de falta de cuidados com o lar e falta de atenção aos detalhes.
As consequências desses acontecimentos podem ser devastadoras, colocando em risco a vida de sua família e toda a sua casa e bens.
Por isso, preparamos um alerta neste artigo com as principais causas de incêndio em residências e o que você deve fazer para evitá-los. Leia e confira!
Foto criada por topntp26 – www.freepik.es
Acidentes domésticos
Os acidentes domésticos lideram a lista de causas de mortes de crianças no Brasil.
Os perigos da falta de cuidado, atenção ou manutenção de aparelhos e sistemas da casa são os motivos mais comuns para o surgimento dessas ocorrências.
As crianças são geralmente mais atingidas, por não terem noção de perigo e estarem mais suscetíveis aos riscos e acidentes.
No entanto, no caso de acidentes como os incêndios em casas, tanto crianças quanto adultos ou idosos estão altamente expostos ao risco de vida.
Afinal, além do fogo, o incêndio também produz uma fumaça tóxica que pode levar a pessoa a inconsciência, ficando impossibilitada de sair do local.
Além dos riscos à vida, os incêndios em casas geram um enorme prejuízo com perda de imóvel e bens de seu lar.
O trauma causado por esse acontecimento pode ser muito difícil de ser superado. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de evitar esses perigos.
Perigos associados a falta de cuidado e atenção
Os cuidados com eletricidade são essenciais para proteger sua família e seu lar.
Fazer vista grossa sobre aparelhos antigos ou com defeito, instalações em situação precária, tomadas sem proteção e fios expostos, são exemplos de falta de cuidado que mais geram acidentes domésticos.
A falta de atenção na manutenção desses aparelhos e de outros, como disjuntores e fuzíveis, também são causadoras de incêndio em casas.
Nessas horas, é preciso levar a sério o ditado popular que diz que é melhor prevenir do que remediar. Afinal, as consequências desses acidentes podem ser irreversíveis e irrecuperáveis.
Principais causas de incêndios em residências
Confira a seguir as principais causas de incêndios em residências e como evitar esses perigos:
Excesso de carga elétrica
Se você ou as pessoas em sua casa tem o hábito de ligar vários aparelhos em uma mesma tomada, sua casa está exposta ao perigo.
A utilização de conexões múltiplas, como benjamins ou “t’s” podem causar um superaquecimento dos condutores de energia.
Como esses condutores não estão preparados para receber muita carga ao mesmo tempo, o excesso pode causar acidentes como explosões e incêndios.
Além disso, há o risco de descarga elétrica para pessoas que estiverem próximas ao conector.
Mau contato em aparelhos
Os aparelhos com mau contato tendem a produzir faíscas e centelhas. Além disso, também sofrem um processo de superaquecimento.
Essas faíscas ou centelhas podem ser o foco de um incêndio de grandes proporções, além da possibilidade de explosões e choques elétricos.
Se você possui itens em casa que estão com esses defeitos e apresentam mau contato, troque ou repare-os imediatamente!
Os perigos de manter esses aparelhos em seu lar e prosseguir com o uso são iminentes.
Dispositivos ligados 24 horas
Com o uso constante de eletrodomésticos ou eletrônicos, como celulares e computadores, a população tem desenvolvido o hábito de permitir que os aparelhos fiquem conectados à tomada 24 horas.
Além disso, algumas pessoas deixam carregadores ligados 24 horas ou por um grande período, mesmo sem estarem conectados a nenhum dispositivo.
Essa atitude contribui para que haja um superaquecimento dos conectores e dos aparelhos, sendo também um dos grandes motivos de explosões e incêndios em casas.
Além disso, manter aparelhos ligados à tomada e deixar a outra ponta livre, é um grande risco à vida de crianças ou adultos que entrarem em contato com essa corrente elétrica disponível.
Superaquecimento
O superaquecimento dos aparelhos é a maior causa de acidentes domésticos ligados à incêndios em casas.
Os perigos desse defeito são muitos, desde queima dos aparelhos à explosões e incêndios.
Ao notar que qualquer eletrônico ou eletrodoméstico está esquentando além do normal em sua casa, é preciso analisá-lo imediatamente.
Se o problema persistir, será necessário realizar o reparo ou a troca dos itens que apresentam essa característica.
As principais medidas a serem tomadas para evitar incêndios em casas, é dar atenção e tomar os devidos cuidados com eletricidade em seu lar.
Como evitar?
A melhor maneira de evitar os acidentes domésticos causados por incêndio em seu lar e proteger sua família, é realizando checagens periódicas de seus aparelhos e realizando a manutenção de suas instalações.
A ajuda de um profissional nessas horas é imprescindível! Contatar um eletricista é muito importante para que ele possa diagnosticar os problemas de forma assertiva e eficiente.
Esse profissional possui a qualificação ideal para resolver seus problemas e orientar o que precisa ser reparado ou substituído, para evitar os perigos em sua casa.
Se ao ler esse artigo você identificou que sua vida e seu lar estão em risco, clique aqui e encontre agora mesmo um eletricista pertinho de você!