A ID Estudantil é a mais nova aposta do Governo Federal para facilitar o acesso às crianças e jovens a eventos culturais.
Antigamente era necessário emiti-la por meio de pagamento, o que acabava dificultando o acesso a muitas pessoas, mas com esta nova ideia isso mudou, sendo 100% digital.
Caso você ainda não saiba a fundo do que se trata e como ter a sua, neste artigo vamos lhe explicar, por isso continue sua leitura!
O que é a ID Estudantil? Para que serve?
A ID Estudantil é o nome dado à nova carteira de estudante digital (a tradicional carteirinha) que identifica a criança ou jovem e lhe dá diversos benefícios.
Antigamente, para ter direito a ela era necessário solicitar, ou então ter passe estudantil, o que também acarretava em taxas.
No entanto, para quem não tinha acesso a passes de transporte estudantil acabava ficando bem mais complicado ter a sua, o que deixava muitos estudantes sem o benefício.
Outra dificuldade era a possibilidade de perda, roubo ou qualquer outro prejuízo, o que atrapalhava o acesso a programas culturais.
Com a criação da ID Estudantil tudo isso ficou no passado, uma vez que seu uso é totalmente gratuito e está ao acesso de todos, graças à internet.
Para usá-la é só apresentar o número da carteira de estudante digital em qualquer evento relacionado à cultura, para ter acesso a meia entrada ou até mesmo a gratuidade.
Como baixar o aplicativo gratuitamente
Como vimos, um dos grandes benefícios da ID Estudantil é o fato de ser digital, logo é preciso fazê-la virtualmente.
Para solicitar a sua é necessário baixar o aplicativo ID Estudantil, que pode ser encontrado gratuitamente na Apple Store ou na Play Store.
Solicitação da carteira estudantil digital
Após ter baixado o aplicativo, o próximo passo é fazer a solicitação de sua ID Estudantil, lembrando que é necessário que sua instituição de ensino esteja cadastrada.
Existem 4 tipos de ID Estudantil
- Para quem tem CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Para quem não tem CNH;
- Para o seu dependente;
- Para menor de idade.
Cada tipo tem uma forma específica de emissão, sendo que o que realmente difere é o documento usado, então selecione o tipo que deseja.
Para solicitar a sua, você deverá ter o cadastro no site gov.br, uma vez que você usará seus dados de acesso do site para entrar no aplicativo.
Logo em seguida, clique em “adicionar uma ID Estudantil”, leia e confirme os termos de uso.
O próximo passo pedirá que você tire uma foto para identificação e confirme por meio de biometria facial, que consiste em posicionar o rosto na câmera.
Tendo isso feito sua carteirinha estudantil digital terá sido criada com sucesso, estando pronta para ser usada.
Quem tem direito à ID Estudantil?
Como o próprio nome sugere, a ID Estudantil é direcionada apenas para estudantes, podendo estes ser do Ensino Fundamental, Médio, Superior ou Tecnológico.
Ah, e não se preocupe, pois serve tanto para alunos de instituições de ensino privadas ou públicas.
Então, não perca tempo e crie já sua ID Estudantil, assim será possível obter seus direitos como estudante com muito mais facilidade!