Enem inscrição 2022: muitos estudantes reservaram esse feriado de carnaval para colocar os estudos em dia. E a dedicação tem sido motivada pela informação divulgada esta semana pelo Ministério da Educação (MEC): o cronograma com as principais datas do maior processo seletivo do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição 2022.
No meio desta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, divulgou as principais datas do Enem 2019. O candidato já tem conhecimento do período de inscrição do exame, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição, e quando serão aplicadas as tão temidas provas. Os dias de aplicação do exame serão dois domingos consecutivos, os dias 03 e 10 de novembro, assim como ocorreu na edição do Enem 2018. Essa decisão visa respeitar os diretos dos sabatistas.
Isenção da taxa de inscrição do Enem 2019
Todos os estudantes que se atenderem aos requisitos para pedira isenção da taxa de inscrição do Enem devem ficar atentos às datas. Em 2019 osestudantes terão de 1 a 10 de abril para realizar a solicitação da isenção.Veja nos itens abaixo se você se enquadra nas condições exigidas peloMinistério da Educação para solicitar a isenção do Enem 2019:
– ser estudante de escolas públicas regularmente matriculado no último ano do ensino médio;
– ser estudante que integra família com renda familiar mensal menor que um salário mínimo, e que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada;
– ser estudante com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, que tenham inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, de acordo com o Decreto nº 6.135/2007.
– ter sido aprovado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para ensino médio como isentos.
Enem inscrição 2022
O período de inscrições do Enem 2022 será de 10 a 21 de maio de 2022. A previsão é de que o edital doexame, com todas as regras do processo seletivo, seja divulgado ainda no mês de março.
Uma observação que deve ser realçada é que aquele candidato que solicita a isenção da taxa não estará automaticamente inscrito no exame. É preciso realizar a inscrição no Enem 2019 no período de 06 a 17 de maio, assim como todos os demais interessados.
Para que serve o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Governo Federal em 1998 com o objetivo de avaliar o Ensino Médio no Brasil. Entretanto, o exame foi crescendo e a partir do ano de 2009 adquiriu um novo formato. As provas passaram a ser divindades por áreas de conhecimento, a saber: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da prova de redação. Além disso, as provas que até então eram aplicadas em um único dia, passaram a ser aplicadas em dois dias diferentes.
Hoje, a nota obtida no Enem pode ser usada para ter acesso a uma vaga em uma universidade pública via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou concorrer a bolsas de estudo parcial ou integral em universidades privadas com o Programa Universidade Para Todos (Prouni), ou ainda solicitar Financiamento Estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).